quarta-feira, 16 de julho de 2014

Rede Meio Norte promove 1º debate da TV com os candidatos a governador

Maia Veloso vai comandar o debate da Rede Meio Norte
Foto: Efrem Ribeiro
A Rede Meio Norte promove das 13h às 15h desta quarta-feira, o primeiro debate da TV piauiense nestas eleições com os candidatos ao Governo do Estado. Participarão do debate os candidatos cujos têm representação na Câmara dos Deputados eleita nas eleições de 2010, como determina a Lei Eleitoral.
Participarão do debate os candidatos a governador Zé Filho (PMDB), Wellington Dias (PT), Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa (PSC) e Maklandel Aquino (PSOL).
O debate será mediado pela jornalista e apresentadora do programa “Falando Nisso”, da Rede Meio Norte, Maia Veloso.
O coordenador de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte,José Osmando Araújo, afirmou que o debate da Rede Meio Norte com os candidatos a governador será uma contribuição do Sistema Meio Norte no sentido de esclarecer o eleitorado em torno das propostas, das ideias e soluções propugnadas pelos candidatos, sobretudo aqueles que pretendem governar o Piauí, que pela responsabilidade pelo cargo ficarão mais próximos das soluções e anseios populares.
“Nós confiamos que ao fazer isso e colocar todos os nossos meios – televisão, jornal, portal e rádio – esperamos que aqueles que comparecerem aos nossos estúdios sejam portadores de esperança e que contribuam efetivamente com suas propostas para esclarecer ao eleitor, facilitar seu processo de escolha para que a gente possa ter um futuro melhor, fundamentado na paz, no respeito, no trabalho, na harmonia e no anseio de prosperidade”, falou José Osmando.
A rádio Meio Norte FM vai transmitir, em cadeia, o debate da Rede Norte com os candidatos a governador do Piauí, que também será transmitido ao vivo pelo Portal Meio Norte, que também vai veicular reportagens; e o Jornal Meio Norte vai publicar reportagens com o resumo do debate em sua edição desta quinta-feira.
O diretor da Rede Meio Norte, Wrias Moura, informou que o debate terá os quatro candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados. Segundo Wrias Moura, o debate da Rede Meio Norte será interativo com a participação dos internautas que estão mandando perguntas pelas redes sociais do Sistema Integral de Comunicação.
Informou que as perguntas enviadas pelos internautas para que os candidatos possam responder o questionamento do público.
Wrias Moura disse que o momento mais importante e quente do debate é o confronto com os candidatos. O debate da Rede Meio Norte terá três blocos para o confronto direto com os candidatos, quando um candidato pergunta ao outro candidato.
Wrias Moura declarou que o diferencial do primeiro debate com os candidatos a governador é que o cenário será uma sala de estar e não uma bancada.
“Os candidatos estarão sentados em poltronas frente a frente, sem uma bancada na frente, para que assim estejam mais confortáveis e, de uma forma mais limpa, cara a cara, para responder as perguntas sobre por que eles têm ser o o governador do Estado do Piauí.
O debate terá cinco blocos. No primeiro bloco, os candidatos responderão por que querem ser o governador do Estado do Piauí. Nos três blocos seguintes responderão as perguntas feitas pelos próprios candidatos e internautas e no último bloco, os candidatos farão suas considerações finais.
O debate será realizado nos estúdios da Rede Meio Norte, no bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina.
Cada candidato terá direito a levar para a Rede Meio Norte, sendo que um ficarão no estúdio e dez ficarão no Formiga's Café, que é uma área de convivência do Sistema Integrado Meio Norte.
“Nenhum tema do debate será restabelecido porque três blocos serão para o confronto entre candidatos ou para respostas dos telespectadores e internautas”, pontuou Wrias Moura.
Zé Filho diz que vai mostrar no debate da Rede Meio Norte que continuará a construção de um Piauí novo
O candidato do PMDB à reeleição ao Governo do Estado, Zé Filho, afirmou que vai mostrar no debate da Rede Meio Norte que continuará a construção de um Piauí novo, de um Piauí mais alegre, de um Piauí que o povo vai se orgulhar cada vez mais.
“É a construção que nós estamos fazendo. Fazemos parte dessa construção. Estivemos juntos em 2010 e aqui nada tem de anormal da gente continuar a construção. Vamos continuar construindo esse novo Piauí”, acentuou Zé Filho.
Zé Filho disse vai mostrar o que o seu governo está construindo. “Construindo esse novo Piauí, esse Piauí mais alegre, o Piauí da escola de tempo integral, um Piauí com mais segurança nas ruas, com mais policiais nas ruas. Então é esse o Piauí que nós vamos mostrar. O Piauí que tem o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Aéreo para atender os mais humildes. É isso que nós vamos mostrar e vamos ampliar para o Piauí crescer cada vez mais”, acrescentou.
O governador Zé Filho declarou que não se preparou para o debate da Rede Meio Norte porque vai mostrar o que o seu governo está realizando para o povo tomar conhecimento.
“A TV Meio Norte vai dar oportunidade aos candidatos mostrar ao Governo do Piauí o que deseja fazer para o nosso Estado”, falou o governador.



Wellington Dias diz que vai apresentar no debate as propostas e ideias para transformar o Piauí
O candidato do PT ao Governo do Estado, Wellington Dias, afirmou que vai apresentar no debate da Rede Meio Norte as propostas e ideias que tem para transformar o Piauí e fazer o Estado verdadeiramente desenvolvido.
“Queremos debater os problemas, as oportunidades, potencialidades e apresentar propostas e ideias para transformar o nosso Piauí, para melhorar a vida das pessoas e fazer o nosso Estado verdadeiramente desenvolvido”, declarou Dias.
Wellington Dias afirmou que não está se preparando apenas para o debate da Rede Meio Norte, mas para debater com toda a sociedade como sempre fez e continua desejando fazer durante toda a campanha.
“Estamos nos preparando não apenas para este debate, pontualmente, mas para debater com toda a sociedade, o que sempre fizemos e desejamos continuar a fazer durante toda a campanha. A nossa preparação é permanente, dia a dia, seja estudando, seja ouvindo especialistas e, sobretudo, ouvindo as pessoas na rua, em cada canto do nosso Estado. Conhecemos bem os nossos problemas e sabemos que muitos podem contribuir com ideais, sugestões”, pontuou o senador petista.
Ele tem a expectativa de que no debate possa apresentar à sociedade soluções e compromissos para promover mudanças que o Piauí precisa promover em várias áreas.
“A expectativa é de que todos possam apresentar à sociedade soluções e compromissos para promover as mudanças de que tanto necessitamos nas mais diversas áreas, no tempo em que temos de fazer. O Piauí não pode voltar atrás, não tem tempo a perder. Da nossa parte, queremos fazer um debate de alto nível, respeitando todos os candidatos e a população que vai nos assistir. Que Deus ilumine a todos”, declarou Wellington Dias.



Mão Santa diz que vai denunciar que nos últimos 12 anos o Piauí chegou no caos
O candidato do PSC ao Governo do Estado, Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, afirmou que o debate da Rede Meio Norte é louvável porque quem decide, quem é soberano é o povo.
“Nós sempre confiamos em Deus. Deus faz milagres e este momento é de muita fé. Eu sou um homem de muita fé. O que Josué (personagem na Bíblia) ganhou? Em Jericó só tinha muros, mas ocorreu um milagre. O rio esvaziou para ele passar e adentrar. Então, tem essa força de Deus que eu trago. Por que Davi venceu Golias? Porque ele achou que tinha um pacto com Deus. Então ele foi em cima de Golias com uma pedrinha e agora Deus me dá duas pedras e eu largo na cabeça desses homens que há 12 anos trouxeram essa mesmice que é contra Deus, que é a mentira. Nunca se viu mentir tanto. Nunca mentiram tanto e praticaram corrupção. Juntou a mentira e a corrupção, que também é pecado porque Deus disse não furtarás. Eles produziram o caos”, declarou Mão Santa.
Mão Santa diz que vai convocar o povo do Piauí para reconstituir o Estado.
Declarou que vai provar que fez muito pelo Piauí e vai fazer “muito e muito mais”.
“Vou fazer muito mais porque hoje nós somos mais sofridos.
Sintetizando, vou mostrar que o meu governo criou 78 novas cidades”, disse Mão Santa.



Maklandel Aquino afirma que vai mostrar no debate o Piauí que pode oferecer aos piauienses
O candidato do PSOL ao Governo do Estado, Maklandel Aquino, diz que vai mostrar aos piauiense durante o debate da Rede Meio Norte o que tem a oferecer para enfrentar os problemas do Estado.
Maklandel afirma que não precisa dizer como é o Piauí que os piauienses têm, já que eles vivenciam e no dia a dia e na vida deles sentem o Piauí que têm com a necessidade de escolas, com a necessidade de hospitais, de trabalho, com a necessidade de moradia.
“Então, eu não preciso dizer e falar do Piauí que os piauienses têm. Eu vou falar do Piauí que posso oferecer para eles. Não é o PSOL, não é o PCB, não é a coligação do PSOL com o PCB, não é o Poder Popular na Construção do Socialismo que vai dar esse Piauí melhor, esse Piauí diferente, não. É o povo do Piauí junto com a nossa coligação O Poder Popular na Construção do Socialismo, a partir do dia 1º de janeiro de 2015, é o povo que vai construir com a gente um Piauí diferente, um Piauí que as pessoas possam ser ouvidas, que as pessoas possam deliberar sobre seus orçamentos, a destinação para atender as necessidades de cada cidadão do Piauí, de Teresina, de cada morador do interior, das cidades mais distantes de Teresina, que foram abandonadas ao longo da história. Tem aqueles que sobre com o drama secular da seca no Piauí. É para resolver esses problemas da população e para o Estado quitar essa dívida que tem para com sua própria população e com o povo é que nos propomos governar esse Estado”, garantiu Maklandel Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário