quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Agora é lei: diabéticos deverão receber medicamentos de forma gratuita

Deputado Luciano Nunes (PSDB)
Os portadores de diabetes no Piauí agora contam com uma lei que torna obrigatória a distribuição gratuita de insumos e medicamentos para o tratamento da doença. O governo do Estado sancionou a Lei 6.623 de 30 de dezembro de 2014, de autoria do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB), que visa tornar o tratamento mais humano e eficaz para os diabéticos.
Para o deputado Luciano Nunes, a sanção da Lei representa uma vitória para os diabéticos, que lutam por uma qualidade de vida melhor e pelo controle adequado da doença, além de ser um investimento em saúde.

“Tratar o diabetes é um investimento. Estudos estatísticos mostram que para cada real investido em prevenção, até seis reais são economizados pelo estado em gastos diretos e indiretos com as complicações. Ou seja, é muito mais barato tratar o diabetes de maneira preventiva do que tratar as complicações como amputações, doenças renais, cardiovasculares, cegueira. Portanto, contamos com a sensibilidade dos nossos gestores em fazer valer esta lei”, afirma o deputado.
O parlamentar destaca também que está na luta pela causa dos diabéticos por entender que o diabetes é uma doença crônica por vezes devastadora. “Os diabéticos sofrem com uma grande burocracia para receberem a medicação e insumos necessários ao controle da doença. Já havíamos apresentado o projeto de lei na Assembleia Legislativa em 2012, mas o projeto foi vetado. Reformulamos o projeto com a parceria da Associação dos Diabéticos do Piauí e obtivemos êxito. Agora, temos uma lei que ampara e garante medicamentos e matérias necessários para o controle da doença”, explica o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário