quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Bumba-meu-boi de Parnaíba (PI) fará parte de documentário do cineasta Joaquim Saraiva

O Bumba-meu-boi de Parnaíba morreu? Este é o tema do documentário que está sendo produzido pelo cineasta Joaquim Saraiva com proprietários e pessoas ligadas ao bumba-meu-boi local. Várias entrevistas, vídeos, imagens e relatos estão sendo coletadas para serem anexadas em tal documentário.
No final de semana, Joaquim Saraiva esteve na sede do Bumba-meu-boi Estrela Cadente no Conjunto Joaz Souza entrevistando um dos coordenadores do grupo. Durante a entrevista vários temas foram abordados, dentre eles como é feita a manutenção da tradição e de onde são tirados os recursos para manter o bumba-meu-boi vivo na cidade de Parnaíba. 
Para Roberto William coordenador do Boi Estrela Cadente é de grande importância à cultura do bumba-meu-boi, pois hoje além de manter uma das mais ricas tradições viva, movimenta a economia e o turismo local, além de resgatar jovens perdidos no mundo das drogas.
O documentário é feito com vários proprietários de bois da cidade de Parnaíba, por exemplo, Sr. Raimundo Bandeira um dos mais antigos folcloristas da cidade, o presidente da sociedade de Bois de Parnaíba Batista Filho dentre outros nomes dos mais diversos bairros.
Segundo Joaquim Saraiva idealizador do documentário, não há fonte de recursos para a realização do relato histórico. “O que me levou a colher essas informações e distribuir para a sociedade é o medo desta cultura tão importante para nossa região chegar ao fim” comenta Saraiva.
Com equipamento próprio e solitário Saraiva já visitou quase todos os terreiros de bois da cidade, ativos ou não. A previsão para conclusão do projeto é para o final do primeiro semestre e a divulgação do mesmo deverá ser feita com o apoio dos próprios grupos de bois de Parnaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário