quinta-feira, 22 de maio de 2014

Construção do novo Troca-troca em Parnaíba!

Assinada ordem de serviço para construção do novo Troca-troca


As ordens de serviço foram assinadas na manhã de hoje em uma solenidade realizada na área interna do Mercado Municipal Governador Wellington Dias, conhecido popularmente, como Mercado da Quarenta.

Estiveram presentes, o prefeito Florentino Neto, o vice, Chagas Fontenele, o Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras Lôbo Neto, secretários municipais e vereadores do município. As ordens de serviço visam homologar o processo licitatório que contrata a empresa de engenharia que executará a construção do novo “Troca-troca” e a reforma do Mercado Velho no Centro Comercial de Parnaíba.
O terreno onde será construído o novo empreendimento fica localizado na Rua Conde D’Eu, por trás do mercado de carnes no centro da cidade. No espaço será instalado pontos comerciais dos ambulantes que hoje trabalham na Praça Antonio do Monte, conhecida como Troca-Troca, que foram cadastrados pela Empresa Parnaibana de Supervisão de Abastecimento – EMPA, além de outros vendedores informais que trabalham nas calçadas do centro, também cadastrados.
De acordo com o prefeito Florentino Neto, o objetivo da administração é compatibilizar as áreas de uso comum do povo com os microempreendedores. “Nós iremos restaurar a Praça da Santa Casa, para que seja devolvida para a população e no terreno que recebemos da Secretaria do Patrimônio da União, possamos construir um local digno para os comerciantes que lá estão hoje, mas que sejam aqueles que foram cadastrados pela prefeitura. Se alguém que não esteja cadastrado hoje ou amanhã for para lá, este não terá direito ao seu ponto no empreendimento”.
O Promotor de Justiça, Antenor Filgueiras, disse que o Ministério Público por meio dos direitos difusos e coletivos tem que priorizar o bem estar da comunidade em todos os setores, e devolver os espaços públicos para a população, entre eles, passeios e praças, vai de encontro com uma lei federal, Constituição Federal e o Código de Postura do município. “Além disso, as ações potencializam o “DNA” da cidade é o turismo. O trabalho deverá devolver o que é de direito da população”. Filgueiras disse ainda que o Ministério Público quer uma Parnaíba voltada para o cidadão, e que empresa, comércio, é aquele que menos polui e que mais riqueza traz para o município.

“Com essas iniciativas, estamos combatendo comércio da prostituição, do tráfico de drogas e de animais, dos jogos de azar, das ligações elétricas e hidráulicas clandestinas e da ausência do trabalho da vigilância sanitária. Temos que ter atividade comercial dentro da legalidade”.O secretário municipal de infraestrutura Wellington Rodrigues, disse que o projeto visa construir boxes, e que trata-se de uma estrutura fechada que irá atender os comerciantes. A obra terá início nos próximos dias e tem uma previsão de quatro meses.A intenção da Prefeitura de Parnaíba por meio de seu gestor é que a Festa Natalina deste ano seja realizada na Praça da Santa Casa, onde, segundo ele, será um presente não só para os moradores do Bairro São José, como para toda a comunidade parnaibana.
Um dos vendedores autônomos que atualmente trabalha no Troca-troca, relatou para a reportagem do Proparnaiba.com, que agora acredita que tudo irá mudar, pois já que trabalha na venda de espetinhos, muitos populares deixam de comprar por preconceito, já que o próprio comerciante afirmou que a área não dá muita noção de higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário