quarta-feira, 28 de maio de 2014

Luis Correia: projeto da AIP propõe complexo industrial ao invés do porto

A Associação Industrial do Piauí (AIP) promoveu na noite desta terça-feira (27) um seminário em que foi discutido o Porto de Luis Correia. Na palestra do engenheiro Cid de Castro Dias, foi apresentado um modelo moderno de complexo industrial em substituição ao projeto do Porto.
O evento foi realizado na sede da AIP e contou com a presença de empresários de diversas cidade do Piauí. O encontro também teve como objetivo afinar o discurso da categoria para reunião a ser realizada nesta quarta-feira com o governador Zé Filho.
"O modelo proposto, e que vai consumir cerca de R$ 400 milhões, não atende a demanda moderna dos empresários. Temos que investir em um modelo de complexo industrial a exemplo dos Estados do Ceará e Pernambuco. Eles reúnem em um lugar só uma ZPE [Zona de Processamento de Exportações] e um porto", defende o engenheiro.
Ao invés de concluir o porto, o especialista também defende que os recursos prometidos ao Estado possam ser investidos em linhas férreas, hidrófilas, rodovias e energia elétrica de qualidade. Esse seria o conjunto de atrativos ideal para incentivar a vinda de indústrias ao Estado.
"Nossa produção atual mais expressiva é de soja e pode continuar sendo escoada pelo Ceará e Pernambuco. A questão é: tendo um porto teremos produção suficiente para exportar ou será apenas mais uma obra subaproveitada?", questionou Cid de Castro.
Essa questão pretende ser respondida até o encontro com o governador, marcado para ocorrer a partir das 18h30 desta quarta-feira. Após a palestra, o tema será discutido com os participantes presentes. 
"Temos que saber se o porto como está é viável. Acredito que não. A estrutura do atual porto está muito assoreada. Teríamos que ter investimentos grandes para criar o acesso necessário para os navios. Uma boa saída seria: transformar a atual estrutura em ponto turístico, por exemplo, e procurar um novo espaço", disse o presidente da AIP, Joaquim Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário