Na
terça feira, pela manhã, após o assalto de segunda feira aos caixas
eletrônicos do Banco do Brasil na Prefeitura, onde 16 pessoas, inclusive
o prefeito Florentino, ficaram reféns dos bandidos por cerca de duas
horas, o chefe do Executivo reuniu a imprensa para falar dos momentos de
apreensão vividos durante o assalto e das providências que estavam
sendo tomadas pelas polícias civil, militar e federal.
Ao
final, ele afirmou que pretende dialogar com diretores do Banco do
Brasil a fim de que retirem do interior da sede da Prefeitura os Caixas
Eletrônicos ali existentes. “São os Caixas que estão atraindo para cá
esta ação delituosa”, disse Florentino, afirmando que vai empreender
estudos visando a possibilidade de doar terreno do município para os
bancos colocarem seus postos de atendimento. Ele não falou em nenhum
momento em tentar compartilhar com os diretores dos bancos o reforço na
segurança dos Caixas.
Para
observadores, a decisão da retirada dos caixas eletrônicos de dentro da
prefeitura não é a melhor providência a ser tomada, vez que é um
precedente para que façam o mesmo todos os proprietários de
supermercados e farmácias da cidade, onde também existam caixas
eletrônicos, o que contraria toda a política de descentralização do
atendimento bancário. Eles poderiam alegar que, se a prefeitura que pode
investir em segurança, não o faz, por que eles fariam?
Para
algumas pessoas por nós ouvidas o prefeito deve considerar o fato de
Parnaíba ser uma cidade turística, que sempre está a receber visitantes
e já ter problemas com o funcionamento de bancos, que anunciam
funcionarem 24 horas, quando na verdade deixam de atender a partir das
22. Sem contar com o agravante da falta de dinheiro que ocorre em
períodos de alta estação. “Quantos mais postos de atendimento houver,
melhor para a população”, comentam.
Embora
o prefeito garanta que pretende doar terreno para os bancos construírem
novos espaços para instalarem novos Caixas, há quem não aposte que isso
ocorra, considerando as dificuldades demonstradas pelas agências
bancárias quando se tratar de melhorar o atendimento ao público.
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